20 de julho de 2015

NYC 2015

Estão em todos os lugares

Eu sempre me espanto quando vou aos Estados Unidos. Talvez alguma pessoa que tivesse vivido há dois mil anos, por exemplo, no que é hoje a Turquia, e fosse visitar Roma, sentisse o mesmo.



Os americanos se reinventam, refazem conceitos antigos em novos, aposentam conceitos novos sem o menor pudor, tudo em nome da praticidade.

Viemos a NYC com diversos objetivos diferentes. A última vez que estivemos aqui foi em maio/2012. E tudo está mudado. E, talvez, a maior mudança seja no enfoque do transporte individual, antes com o automóvel como símbolo, agora com a bicicleta.

Elas estão em toda a parte. Os hotéis, como o nosso, que é bem simples, as oferecem aos hóspedes gratuitamente. O Citi tem bicicletários espalhados por toda Manhattan, a preços bem convenientes. Conversamos com um residente aqui que fez um plano anual para usar as bicicletas do Citi. Está satisfeitíssimo.


As bicicletas do The Jane, o hotel onde nos hospedamos
 Fica praticamente impossível fotografar em qualquer lugar de Manhattan sem que elas apareçam no enquadramento da foto. Se você não pode com elas, junte-se a elas - e, assim, aqui vão elas, neste post de começo de viagem, postado com atraso, apenas para explicar porque elas sempre - ou quase sempre - estarão nas fotos desta viagem.

 E isto traz, para mim, algumas questões que considero pertinentes. Sampa resiste (ou melhor, parte da população de Sampa) às bicicletas. Aqui também chove em parte do ano, como em Sampa, mas aqui o frio é muito mais presente. E, mesmo assim, eles as usam.

As ciclofaixas existem. São pintadas de verde. E, quando não existem, como, por exemplo, na 5a. Avenida perto do centro, os carros as respeitam, mesmo sem as faixas.

Um dos inúmeros bicicletários do Citi
 Eles, os americanos do norte, irão em frente com as bicicletas, veículo inventado há mais de 150 anos. E nós retrocederemos, buscando no automóvel o nosso transporte diário. Pior, eles as usam não porque lhes falte a opção do transporte coletivo - o daqui de NYC é muito, muito bom e eficiente.

 Eles as usam porque são coerentes com eles mesmos, com sua liberdade individual, com seu futuro.

Veículo icônico e perfeito
Vejo esta foto acima como um alerta para nós, brasileiros. Um alerta que não será ouvido.

Nos próximos posts, mais NYC.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search