21 de julho de 2015

Intrepid Museum e a pizza do Lombardi's

Intrepid Museum e a pizza do Lombardi's

O porta-aviões Intrepid foi lançado ao mar em 1943, participando de diversas operações do final da IIa Guerra Mundial, Guerra da Coréia e do Vietnam.


Foi desativado na década de 80 e iria virar sucata. Aqui nos States tem gente que gosta de preservar a própria história. Fizeram uma campanha, angariaram fundos e conseguiram criar um Museu Intrepid, onde o porta-aviões, restaurado, abriga muita coisa interessante sobre o período em que esteve na ativa e também fora dele.

Estivemos nele em 2012 e, no dia em questão, vimos a Enterprise chegar e sobrevoar o Intrepid no dorso do 747 que carrega os Space Shuttles. Estava chegando a NYC para fazer parte do museu do Intrepid.

Míssil Regulus: pouca precisão e uma ogiva de 2 MTons para compensar...

Um dos dois hangares de mísseis do Growler - cada um levava dois Regulus

Era aqui que as coisas aconteciam no Growler

Sala de torpedos

Ao lado dele fica o Growler, submarino do final da IIa Guerra e que foi convertido em lançador de mísseis atômicos. Os mísseis, no caso, eram pequenos aviões não tripulados, com um sistema de navegação primário para os dias de hoje, mas com ogivas de 2 megatons...

A vida num barco destes era claustrofóbica. Não cabia o Kowalsky apanhando do monstro na sala de torpedos.

O acervo de aviões do Intrepid é muito legal e eles estão bem conservados. No deck inferior tem um Avenger, torpedeiro-bombardeiro da IIa Guerra. Os outros aviões são de períodos mais recentes.
Kfir israelense

MIG-21 polonês

Grumman americano

Avenger

Uma das estrelas: o SR-71, impossível de ser interceptado e, talvez, o avião mais incrível já fabricado até hoje
As estrelas do Intrepid, fora ele mesmo, são o Concorde, o SR-71 Blackbird e, claro, o ônibus espacial Enterprise.

Enterprise
Ele ganhou este nome por motivos óbvios: a série de TV Star Trek. Ganhou um hangar coberto só pra ele. A visita é obrigatória.

Depois disto fomos almoçar no Lombardi's. É a pizzaria em atividade mais antiga de NYC e sua pizza é excelente. Na realidade, só tem um tipo de pizza, a margherita, com opções de se adicionar azeitonas, peperoni, orégano, mais mussarela e pimentão. Verdadeira pizza original, massa maravilhosa, molho idem.

Poster no salão da Lombardi's, com foto do dono

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search