22 de julho de 2015

Equipamento fotográfico

Há muito tempo - algumas décadas - eu tinha laboratório em casa, inclusive a cores. Usava uma Canon AT-1, fotografava normalmente em P&B, etc.


As câmeras digitais foram aparecendo e eu fui ficando defasado tecnologicamente. Quando de nossa viagem de 2010, comprei uma Lumix FZ-35, com superzoom e lente Leica. Gostava muito da parte ótica, mas o sensor era decepcionante, pequeno e com sérios problemas de qualidade.

Há pouco mais de um ano resolvi partir para uma máquina com sensor APS-C, mirrorless, de boa qualidade. E, de preferência, com preço acessível. Difícil, né?

Cheguei na Samsung NX300. Leve, compacta, sensor muito bom (pra não dizer excelente), display amoled (falta um viewfinder, mas acabei me acostumando). De quebra, lentes de uma qualidade que me deixaram espantado.

A máquininha recebeu avaliações excelentes lá fora. Acredito que com razão.
Samsung NX300
Ela, aqui com o zoom que eu quase não uso

O zoom que veio com ela tem excelente qualidade ótica, mas eu prefiro distâncias focais fixas. Comprei uma lente da Samsung de 20 mm (equivalente a 30 mm em full frame), que me surpreendeu mais ainda e que quase não sai da máquina.

Ela ainda vem com um pequeno flash (nunca usei, não gosto de flash), Lightroom (já atualizado para 6.qq-coisa), cartão de 8 Gb (tb nunca usei) e uma bateria (comprei mais duas e carregador).

O LCD é muito bom, sensível ao toque, e o autofoco é rapidíssimo. Pra mim, foi uma excelente compra. Recentemente, a Samsung lançou a sucessora, a NX500, com sensor ainda melhor (difícil de descobrir como é melhor que este... hehehe!) e mais recursos (que eu provavelmente não usarei).

Recomendo estas câmeras, uma grata surpresa de um fabricante com pouca penetração na área aqui no Brasil.








Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search