25 de setembro de 2011

Dia #5 - Charleston, SC

Fort Sumter, no estuário de Charleston, onde foram disparados os
 primeiros tiros da Guerra Civil
Hoje o dia foi de muitos passeios, principalmente a pé.

Charleston é plana como uma mesa e passear a pé ou de bicicleta é muito bom, exceto pelo calor e umidade  sempre presentes. Calculo que tenhamos andado mais de 10 km pelos passeios todos.

Mills House, o prédio mais alto do centro histórico de Charleston
A cidade é MUITO bonita e nota-se que foi muito rica e, ao contrário de Savannah, sua contemporânea, continua riquíssima.

Calçamento de pedras arredondadas
Há casas projetadas por arquitetos de várias nacionalidades - franceses, ingleses, americanos, russos e outros. As casas são realmente muito bonitas e não possuem uma unidade arquitetônica muito grande, ao contrário de Savannah.

Placa com a história da declaração de secessão
A guerra de secessão começou lá - a Carolina do Sul foi o primeiro estado a sair da União, tendo assinado o documento em Charleston. E também foi disparado o primeiro tiro da guerra: o Fort Sumter, uma ilha no meio do rio, aderiu aos confederados e foi arrasado pelos canhões da União.

Estátua de George Washington
A cidade nunca foi tomada pela União e nota-se que há uma ligação muito grande de sua população com o seu passado. SEMPRE há alguma menção ao seu passado confederado.

Casa do século XVIII - ainda em uso, claro
Andamos bastante pela cidade até que decidimos almoçar no famoso Hyman's, restaurante especializado em frutos do mar. A comida é excelente, mas o cardápio é imenso e confuso. E, para piorar, o sotaque do pessoal do sul é terrível e entende-se muito pouco. O lugar é decorado com muitas fotos de gente famosa que já comeu por lá, dentre eles o astronauta Neil Armstrong que tem escrito embaixo de sua foto algo como "pisou na Lua e também no Hyman's". A comida é boa e vale a visita.

Parque na Waterfront St.
Saindo de lá não suportamos o calor e paramos para tomar um suco no Toast!, uma lanchonete/restaurante que, segundo o New York Times, tem um dos melhores café da manhã dos EUA. Bom, isso não sabemos, mas o lugar é bem legal e o serviço foi bem cortes. E olha que só tomamos sucos e água!

Casa com varanda e fonte
Vimos muitas residências por fora e uma delas, aberta à visitação pública, por dentro também. É a casa de um comerciante que lá nasceu e viveu, entre meados do século XVIII e começo do século XIX, chamado Nathanael Russel.

A casa está em excelente estado de conservação. A escadaria, toda de madeira e sem nenhum prego, toda encavilhada, resistiu a incêncios, terremotos, donos descuidados e até a um tiro de canhão. Todos os objetos mostrados na casa são de época, embora poucos sejam da própria casa. Não tiramos fotos, pois não é permitido.

Depois desta visita voltamos ao Toast! para mais uma rodada de água e suco de laranja. O calor e a umidade são quase insuportáveis.

O Yorktown, centro do Patriots Point, e canhão naval de 10"
De lá pegamos a moto (estamos com apenas a moto do Carlos porque encontrar uma vaga de estacionamento  em Charleston é muito complicado!) e seguimos para o Patriots Point, um museu naval e marítimo onde está aberto à visitação o porta-aviões Yorktown que serviu durante a Segunda Guerra Mundial, durante o período da Guerra Fria e na Guerra do Vietnã, tendo sido constantemente reformado e atualizado até a sua aposentadoria nos anos 1990.

Um Hellcat no hangar do Yorktown
O Yorktown era uma verdadeira cidade flutuante com uma tripulação de cerca de 3.400 oficiais e marinheiros. Durante seu tempo de serviço o porta-aviões recebeu reconhecimento presidencial e onze condecorações na II Guerra Mundial e outras quatro pela guerra do Vietnã.

Cantina dos oficiais do submarino Clamagore
A visita é muito interessante porque mostra como era o dia-a-dia da tripulação. Tarefas comuns como lavanderia, correios e cozinha são mostrados em detalhe e com a mesma importância das tarefas tipicamente militares. Muito bacana este enfoque.

Convés de vôo do Yourktown, com alguns dos jatos expostos
No convés de voo há diversos jatos e um helicóptero. No hangar também estão diversos caças da II Guerra Mundial, da Guerra da Coréia e do Vietnã. Quem quiser pode experimentar a sensação de pouso no convés do porta-aviões por 5 dólares: há um simulador no museu.

USS Clamagore (SS343)
Visitamos também o submarino Clamagore (SS-343), classe Guppy, construído logo após a II Guerra Mundial, que está sendo reformado. A visitação ainda é possível e, assim como no Yorktown, mostra muito bem o cotidiano dos submarinistas.

Sala de torpedos de proa
A Jackie adorou por em prática tudo o que aprendeu assitindo o seriado "Viagem ao Fundo do Mar". Nâo fosse isso certamente não conseguiria passar por todas as portas-estanques e subir e descer as escadas... hehehe!

Phantom F4 no convés de vôo, com a "ilha" ao fundo
De lá fomos ao Jestine's Kitchen, restaurante muito recomendado pelo O Guia e que valeu cada centavo do "fried okra" (quiabo empanado), "banana pudding" e pelo "devil's food cake". Um espetáculo! O restaurante é superconcorrido e as  filas são enormes nos horários de pico. Há atée uma camiseta a venda com a seguinte frase: "I survived the line at Jestine's" ou "eu sobrevivi a fila do Jestine's". Isso porque a fila é formada na calçada, do lado de fora... já disse o quanto Charleston é quente e úmida? Bom, não custa repetir que é quente pra #%@*& e úmida pra *&%$#!

Voltamos pro hotel. Depois de toda a caminhada de hoje, amanhã a viagem será longa... Inté!
  1. Great pictures! I just got an email from some friends que voces conheceram, Bobby and David Besenfelder. Have a safe trip and enjoy the road. Cheers, Katia

    ResponderExcluir
  2. Hi, Katia!

    Thanks for your message, we are surely enjoying it.

    Please send Bobby and David our regards.

    Carlos

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search