19 de maio de 2019

Sigulda, Letônia

Sigulda, a "Suíça da Letônia"


Sigulda no inverno

Coat of arms of Sigulda
Brazão da cidade de Sigulda
A pequena Sigulda, de menos de 17.000 habitantes, fica a 53 km de distância de Riga. Após a independência da Letônia da URSS, em 1991, o governo da Letônia decidiu investir forte na infraestrutura de turismo da cidade.



Ela fica às margens do rio Gaujas, cujas margens de arenito vermelho criam um belo efeito de cânion. O turismo baseia-se tanto nos esportes de inverno, com uma incrível pista de bobsleigh, internacionalmente conhecida, esqui e trenó, e também em um festival de verão de ópera em um castelo medieval em ruínas (fotos mais adiante), um festival de primavera da cidade, com as árvores florindo, e as folhas das florestas no outono. Caso Estocolmo seja escolhida sede das Olimpíadas de Inverno de 2026, Sigulda sediará as competições de trenó e bobsleigh.

Estrada para Riga e Vale do Rio Gaujas
Devido ao rio Gaujas ter cavado profundamente seu vale, as pontes sobre ele são rotineiramente usadas, durante todo o ano, para bungee jump.
Bungee Jump sobre o Rio Gaujas - Fonte: Turismo Oficial de Sigulda

Há, ainda, a Caverna Gutmanis, considerada a maior dos países bálticos, que possui um riacho de águas consideradas medicinais em seu interior.
Caverna Gutmanis - Fonte: Turismo Oficial de Sigulda
Fomos no inverno e acompanhamos um campeonato de bobsleigh e visitamos muita coisa bonita, além de comermos maravilhosamente bem, por um preço absurdamente baixo para padrões europeus.

O que visitar

Três castelos se destacam. Um é verdadeiramente medieval e deu origem à ocupação da região, há 800 anos. É o Castelo de Turaida. Aparentemente, o nome tem a ver com o deus Tor da mitologia nórdica.

Fica sobre uma elevação às margens do Rio Gaujas e foi construído em tijolos vermelhos, típico da região. Do alto de sua torre principal, pode-se contemplar a região toda. No local há também um museu com diversos achados arqueológicos.

Uma das antigas paredes remanescentes do Castelo de Turaida

Escavações das fundações do Castelo de Turaida
Torre do Castelo de Turaida

Vista das seteiras da torre do Castelo de Turaida

Um outro castelo, um pouco mais novo, é o de Krimulda. Foi construído no século XIII e destruído em uma guerra em 1601. Restaram várias ruínas e muita coisa está, ainda sendo restaurada. A ponte levadiça foi restaurada. O local é muito bonito e tivemos a sorte de comparecer a um festival de comida típica da região, acompanhada de cantos medievais. Além disto, uma vinícola local pode preparar uma degustação de vinhos se você agendar com antecedência.


Ruínas do Castelo de Krimulda - as pessoas na foto estão sobre a ponte levadiça

Festival de comida a -15 ºC nas ruínas do Castelo de Krimulda

As ruínas do Castelo de Krimulda
O terceiro castelo é bem mais moderno, o de Sigulda. Não se trata de um castelo medieval, mas a residência de verão de uma abastada família russa, Kropotkin, que o construiu em 1878, em estilo neo-gótico.

Um belo jardim à sua frente e os objetos de época no interior fazem a visita valer a pena.
Jardim e vista do Castelo de Sigulda
O Castelo de Sigulda


O Castelo de Sigulda, com arquitetura neo-gótica

Serviço:

Caso você esteja hospedado em um dos hotéis abaixo, os três castelos ficam à distância de uma caminhada deles, no máximo 1,5 km para o Castelo de Turaida. E a caminhada vale a pena. O ônibus que vai para Riga e sai da Estação Central de Sigulda passa em dois deles, o de Sigulda e o de Turaida.

No site do parque do Castelo de Turaida tem muita informação de contato, acessibilidade e horários (que variam conforme a estação do ano): http://www.turaida-muzejs.lv/home_en1/

Menos completo, mas não menos interessante, o site do castelo de Krimulda, com as mesmas informações, está aqui: https://www.celotajs.lv/en/news/list/a?lang=en

O site da Secretaria de Turismo da cidade é este http://www.tourism.sigulda.lv/the-new-castle-of-sigulda-and-the-manor-center/ e tem muita informação interessante. Vale a pena visitar.

Hospedagem em Sigulda

Ficamos em dois hotéis diferentes. Motivo: bem na época em que fomos, acontecia, na cidade, um campeonato internacional de bobsleigh. A cidadezinha é famosa internacionalmente por este conjunto de duas pistas e 1.500 de extensão. E tivemos que mudar de hotel por falta de lugar no hotel em que estávamos, mas nada difícil.
O Pils Hotel, onde ficamos na primeira semana, é familiar, tem quartos excelentes com piso aquecido, ducha, wifi, etc. São muito simpáticos e a comida é bem caseira e típica da região. Deve ser uma "mama" letã que prepara tudo. O valor do apartamento, em janeiro de 2017, era de 30 Euro, com café da manhã, aliás excelente.

Na segunda semana mudamo-nos para o Hotel Sigulda. Este tem dois prédios, um moderno, com uns 10 anos de idade, e outro mais antigo, do final do século XIX, feito em pedra e com quartos bem grandes - enormes, pra dizer a verdade. Ficamos neste segundo prédio. Este hotel funciona como um hotel moderno, 4 estrelas, cozinha internacional (com talheres de prata e toalhas de linho...) de altíssima qualidade (e barata - menos de 10 Euro por pessoa!), serviços diversos disponíveis. A diária no enorme apartamento, com lauto café da manhã, era de 80 Euro.
Estes dois ficam na Rua Pils - e, na mesma rua, temos, também, o Hotel Kakis. Bem econômico, na faixa de 25 Euro por dia, estava lotado. Mais caseira que a comida do restaurante deste hotel, impossível. E baratíssima, tipo 5 Euro por pessoa.
Há outros hotéis na pequena Sigulda. Estes conhecemos por estarem perto da clínica, por isto muito convenientes. E também estão pertíssimo da estação de trem e de ótimas opções de comida.

Serviço:

Hotel Pils - Pils iela 4b, Sigulda, Siguldas pilsēta, LV-2150, Letônia+371 67 709 625
Hotel Sigulda - Pils iela 6, Sigulda, Siguldas pilsēta, LV-2150, Letônia+371 67 972 263
Hotel Kakis - Pils iela 8, Sigulda, Siguldas pilsēta, LV-2150, Letônia+371 26 616 997

Comida em Sigulda

Não é difícil comer em Sigulda. A comida é, na maioria das vezes, simples e saborosíssima, além de ser bem em conta. Come-se bem com 8 a 10 Euros por pessoa.

O Hotel Sigulda oferece comida internacional, com chef e pratos de apresentação primorosa, em torno de 9-10 Euros por pessoa.

O Pils oferece comida caseira na faixa de 6 a 8 Euros. O Kakis, com um buffet que não é quilo (a moça do caixa olha pro seu prato e faz o preço na hora - nunca achamos caro!) come-se comida caseira por volta de 5-6 Euros.

Há, ainda, o que parece ser uma paixão nacional letã: os cafés (mais sobre eles em um post nosso sobre Riga). Há uma infinidade deles em Riga. Gostamos muito do Mr. Biskvits e, quase colado, o Eklers (é como se escreve "eclair" em letão).
A imagem pode conter: mesa e área interna
Varanda do Mr. Biskvits

A imagem pode conter: sobremesa e comida
Vitrine de guloseimas - doces e salgadas
Vitrine do Eklers
Não são os únicos e a qualidade da comida é muito boa.

Serviço:

Eklers: Pils Iela 1, Sigulda 2150, Látvia - Fone +371 29 168 113
Mr. Biskvits - Ausekļa iela 9 - 2150 Sigulda - Fone +371 67 976 611


Como Chegar

A partir de Riga, há duas maneiras: uma linha de microônibus, que parte da Estação Central de Riga a cada 20 minutos, e o trem.
Jackie na Estação Central de Sigulda
Ambos custam 1,05 Euros (jan/2017) e são muito confortáveis. Passam por lugares diferentes, o que pode fazer com que seja interessante ir com um e voltar com outro. Tanto a estrada quanto os trilhos passam por lugares belíssimos.

O trem possui poltronas confortabilíssimas, já que é um trem de longa distãncia, indo até Tallin, capital da vizinha Estônia. Tem wi-fi, banheiro e conforto impecáveis. O ônibus é levemente mais apertado, mas também tem wi-fi.

Os dois levem cerca de uma hora para chegar à estação central de Sigulda, com os cafés, hotéis e restaurantes a menos de 100 m.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search