26 de setembro de 2010

Albuquerque, NM – Santa Fe, NM

Último café-da-manhã em Albuquerque e escolhemos o... 66 Diner! Gente, é muito bom! Kkkk!

De volta ao hotel tratamos de arrumar as bagagens, colocá-las nas motos e passar no posto de gasolina pra abastecer. Vocês não têm noção do tamanho do "tira" que estava dentro da lojinha do posto. O Carlos ficou pequenininho ao lado dele!


Pegamos a Central Avenue (ou Route 66, como queiram) e, depois, a I-25 sentido Santa Fé. O vento na estrada é muito forte e às vezes em rajadas. Aliás, venta bastante por aqui e às vezes é bem complicado pilotar.

Chegamos ao motel, o Thunderbird Inn (década de 50), e a dona é uma panamenha muito engraçada. Foi correndo lá nos fundos buscar uma bola de futebol do Brasil pra provar que torcia pela nossa seleção junto com uns amigos mexicanos! Ela pediu pra tirar uma foto junto com as motos. Vamos fazer isso na hora de partir...

O motel em Santa Fe, o Thunderbird Inn - ótimo serviço,
quarto grande e confortável
Santa Fe me surpreendeu bastante: é enorme com avenidas muito largas, apesar de uma população de cerca de 60.000 habitantes! Carlos e eu moramos por 5 anos no interior de São Paulo, em São Carlos e Ribeirão Preto, mas eu nunca vi uma cidade com esta população ser tão grande assim! E, certamente, tanto em Albuquerque quanto aqui, a "população" de Harleys é, no mínimo, a maior que vimos, até então, nos States. A todo instante passam várias, de vários tipos, modelos, modificadas ao extremo, choppers etc

E NINGUÉM usa capacete. Acreditamos que há dois motivos: 1. Há pouquíssimos acidentes por aqui, devido ao respeito às regras de trânsito e às baixas velocidades; 2. É MUITO bom andar sem aquela tralha. Hoje fizemos isto e é MUITO BOM MESMO!

O Carlos vai adotar o nome apache "Vento no Cabelo"...
Melhor foi o cruzamento da avenida com a via férrea: só tem a cancela com aviso luminoso e sonoro. E basta, né gente? No Brasil tem que por muro, grade, arame farpado e guarda armado pra ninguém tentar atravessar e perder a perna imitando nosso Rei! Tem um vídeo do trem passando bem na nossa frente. Confiram o vídeo:







A Sportster perdeu a lente do pisca dianteiro esquerdo. A Eagle Rider, que alugou as motos pra gente, tem sido uma surpresa desagradável e constante. Motos com manutenção mal feita, bolsas laterais com problemas, faróis desregulados. Vamos enviar uma reclamação formal à empresa.

Tivemos que ir na H-D de Santa Fe para comprar a lente. Custa barato e nos poupa tempo. Se formos à Eagle Rider, perdemos o dia todo e a lente custou US$ 3.50. Mas é um incômodo que poderia ter sido evitado com melhor manutenção das motos por parte deles.

A catedral de Santa Fe foi construída na metade do século XIX. O arcebispo queria manter a população eminentemente católica e havia a invasão dos americanos, que eram, em sua maioria, protestantes (não acredito que os americanos ligassem pra isto, queriam apenas comerciar no novo território conquistado ao México). A catedral conta até com uma entrada especial para o Papa, caso ele visite a Catedral. E, pasmem, a entrada é de um tipo especial, que permite a entrada do Papa MONTADO A CAVALO!

Estandarte na Catedral
A fachada da catedral
A nave da catedral - missa acontecendo no domingo
Claro, não poderia faltar...
Museu da Casa do Governador: a Casa do Governador foi usada durante muito tempo como sede do governo da província do Novo Mexico. É considerado o prédio mais antigo dos Estados Unidos, tendo sido construído, em sua primeira forma, em 1610. Os prédios oficiais das colônias espanholas chamavam-se, genericamente, de "Casas Reais" e este não era exceção.

Os americanos, ao tomarem o Novo Mexico, usaram o prédio, com várias reformas, como palácio do governo, até mudarem a capital do território para Albuquerque. Este prédio sofreu reformas maiores ou menores ao longo de sua existência. Inicialmente, as janelas e as portas eram muito pequenas, devido tanto às dificuldades construtivas quanto ao frio intenso na região, no inverno.

O museu é bem bonito e retrata diversas fases da existência do prédio. Não se pode fotografar o interior, infelizmente, mas, abaixo, vai uma foto de sua fachada principal, onde, diariamente, ocorre uma feira de produtos dos diversos pueblos indígenas da região.

Fachada principal da Casa do Governador, hoje um museu.
Almoçamos no Burro Alley, um restaurante tunisiano-mexicano (não ria! Há, também, um nipo-mexicano e já comemos, em Williams, cidadezinha de 3.000 habitantes, em um irlandês-mexicano) muito bom. Certamente foi o melhor charuto de folha de uva que já comemos, e sem carne!

O Burro Alley, ou Beco do Burro, também o nome do restaurante
O Museu De Arte do Novo México é uma construção lindíssima, no estilo desenvolvido pelos antigos índios. Também é proibido tirar fotos, mas tiramos algumas das fachadas e do pátio interno, decorado com cachos de pimentas, como é o hábito aqui. No museu, obras de Georgia O'Keefe e outros importantíssimos artistas americanos.

A fachada do Museum of Art de Santa Fe
O pátio interno do Museu de Arte, decorado com
 vários cachos de pimenta
Outra vista do pátio interno do museu
A Capela do Loretto data do século XVIII e passou por sucessivas reformas até chegar ao seu estado atual. Infelizmente não pudemos visitá-la - estava acontecendo um casamento e, certamente, pelo menos uma das famílias era escocesa. Contrataram um gaitista de fole para receber os convidados!!! E isto causou comoção entre os turistas - todos queriam filmar!

A Missão de Santa Fe possui a mais antiga igreja católica dos States. E o sino mais velho, que foi feito em 1356, na Espanha, e levado para lá pelos Conquistadores.

O sino da missão de Santa Fe, feito na Espanha e trazido ao
Novo Mundo pelos conquistadores
Detalhe da porta com entalhe (símbolo do Estado do
Novo Mexico) na capela da missão
A nave da capela da missão
A fachada da capela da missão
A casa mais antiga dos Estados Unidos, construída por nativos, tem idade estimada em 800 anos e fica na lateral da missão.

Esta pode ser a habitação mais antiga dos Estado Unidos,
datando de mais de 800 anos
63,1 milhas

  1. Hello!
    sigo acompanhando a viagem
    este vento é danado mesmo!!
    só pra comentar: comigo a eaglerider foi tudo azul. moto certa e inteirona, na hora e lugar combinados. vai entender, né?
    nos mantenham informados, que está muito legal
    as fotos tambem estão lindonas!!
    ride safe!!

    ResponderExcluir
  2. Oie, tenho acompanhado os seus posts e estou achando o máximo essa viagem... as fotos são ótimas, os detalhes = vcs são ótimos!!! Beijooooo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Querida! Estamos um pouco atrasados com o blog, mas os próximos posts terão fotos lindas! Monument Valley é o lugar mais lindo que já vi! Ah! Tenho umas coisinhas pra vc também: a necessaire aumentou um monte! Hahahaha! Mando e-mail em breve, ok? Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bom que está gostando! Hoje passamos por Monument Valley e as fotos estão ótimas, vc vai ver. Sobre a EagleRider eu não entendo, sabe? Reservamos e pagamos as motos com 3 meses de antecedência. Foi um absurdo o que aconteceu. Fora que o alforje do Carlos não fecha etc. Encontramos já 3 pessoas com problemas com a locação. Vamos ver... por enquanto tá dando pra levar e a viagem não será estragada por isso, né mesmo? Mas vamos reclamar sim! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Quanto lugar bonito vcs conheceram!
    Uma foto mais linda do que a outra!

    ResponderExcluir
  6. Puro deleite, Antonio. Vale muito a pena! []s,

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search