15 de junho de 2011

Não é uma jaqueta de couro qualquer... é uma Schott Perfecto®

Não é uma jaqueta de couro qualquer... é uma Schott Perfecto®



Uma das definições encontradas para a palavra ícone no Dicionário Aulete é: Pessoa ou coisa que simboliza uma época, um estilo de vida, uma qualidade etc.; ÍDOLO; IMAGEM.


Pois bem. Vivemos cercados por vários objetos que podem ser assim considerados. Aqui em casa temos alguns: um Fusca 74 todo restaurado, duas Harleys (e notem que o projeto da Sportster tem mais de 50 anos!), eu tenho uma coleção de Moleskines enquanto o Carlão só usa o modelo volant, minha caneta é Caran d'Ache ou Bic. Sim, uma Bic é um ícone! E os ícones não são só os objetos caros ou inacessíveis aos pobres mortais! Não tem nada a ver com o quanto custa um objeto, mas com o que ele representa!

O arquétipo do motociclista é, sem dúvida, um sujeito vestindo uma jaqueta de couro preta. Esta jaqueta para motociclistas foi criada em 1928 por Irving Schott. O modelo, denominado Perfecto, era durável, resistente e foi distribuído para a Harley-Davidson de Long Island.

Certamente você se lembrou da figura de Marlon Brando no filme The Wild One de 1953. Elementar, meu caro motociclista! A fábrica Schott NYC redesenhou a jaqueta especialmente para o filme e, claro, todos queriam ter uma. Curiosamente, as vendas da Perfecto tiveram uma queda acentuada no primeiro ano após a estréia do filme porque o uso da jaqueta e da calça jeans não era bem visto pela sociedade americana da época e foi proibido pelas escolas. Vestir-se como Marlon Brando associava o sujeito à uma juventude baderneira e desregrada e o "uniforme bad boy" foi banido pelas famílias de bem e proibido pelas escolas.

A proibição não durou muito e já em 1955 a jaqueta era sucesso pelas ruas. Ainda bem!

Reza a lenda que James Dean não saía de casa sem a sua Perfecto. Também Elvis Presley tinha a sua (e também era um fã de Harley!). Nos anos 70 e 80 a jaqueta também foi o uniforme adotado pelos punks e você certamente já os Ramones com suas jaquetas de couro pretas. Também aderiram a moda Sex Pistols, Joan Jett, Iggy Pop, Tom Cruise etc

No cinema ela foi um sucesso:  John Travolta (Grease, 1978); Patrick Swayze (Dirty Dancing, 1987); Johnny Depp (Cry-baby, 1990); Arnold Schwarzenegger (Terminator 2: Judgment Day, 1991); de novo por John Travolta (Wild Hogs, 2007); Shia LaBeouf (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008) e muitos outros!

E a fábrica não produziu apenas este ícone: é também a responsável pela criação da jaqueta usada pelos pilotos de caça e de bombardeiros americanos na Segunda Guerra Mundial (bomber jacket) e da jaqueta usada por Dennis Hopper em Easy Rider (1969).

A jaqueta virou ícone e, obviamente, surgiram muitas imitações. Até a grife Balenciaga se inspirou na Perfecto e criou a sua versão, a Biker Jacket, bem mais cara que a original, claro!


Marlon Brando. The Wild One, 1953
De costas...
James Dean
James Dean
and... The King
Elvis e Barbara Stanwyck
John Travolta. Grease (1978)
John Travolta. Wild Hogs (2007). Trinta anos depois certamente o 
número da jaqueta não é o mesmo... pobre Travolta! Kkkk!
Terminator 2: Judment Day
Mais uma do Terminator 2 (Adoro!!!!)
Johnny Depp. Cry Baby (1990)
Shia LaBeouf no papel de Mutt Williams, filho de Indiana Jones também usava uma Schott Perfecto. 
A moto é uma Harley-Davidson Softail Springer modificada para se adequar às configurações 
do modelo ano 1957. Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull (2008)
Capa do disco Anthology
Ramones nos Simpsons (com as jaquetas! kkkk!)
Joan Jett And The Runaways
Uma das poucas vezes em que Iggy Pop vestiu algo
 mais que um jeans... (foto revista Rolling Stone)
Sex Pistols
A jaqueta que Peter Fonda usou em Easy Rider (1969) não é uma Perfecto 
mas também é uma criação da Schott.
Dennis Hopper e Peter Fonda na estrada. Rodamos muito por paisagens assim quando 
cruzamos o Novo Mexico... melhor parte da Route 66!
Tom Cruise usa uma Fitted Cafe Racer 660 pra andar de moto. Esse é um outro clássico da Schott
E às vezes também vai com ela pro "red carpet". 
Biker Jacket, versão da famosa grife Balenciaga. Essa é para poucas, mas eu ainda prefiro a original!
Em breve vou postar a foto do casal Hochberg vestindo suas Schott Perfecto. Aguardem!




Siga o Suba na Garupa! no twitter: @subanagarupa

Curta o Suba na Garupa no Facebook: Suba na Garupa!



  1. Luiz Ornellas Berriel16 de junho de 2011 às 09:26

    Jakie. Maravilhoso texto e fotos fantásticas! Parabens!!! Fiz uma viagem ao passado enquanto lia. Temos um parente, o Hélio Simões, nascido em Barra do Itabapoana, neto do seu tataravô e meu bisavô Gastão Fontão, que nos anos 50 era um motociclista muito habilidoso e que fazia parte de um grupo campista que se exibia fazendo acrobacias em datas festivas. Por ter a pele avermelhada, cabelos loiros e, principalmente por suas diabruras, era conhecido como o "Diabo Loiro". Ele morou um tempo na Rua do Príncipe enquanto eu por lá vivia e presenteou-me com um casaco de couro de motociclista, tamanho infantil. Num determinado mes de 1958 eu não via a hora de desfilar vestido como um jovem transviado, mas o calor infernal de Campos não dava trégua. Num dia que amanheceu nublado, dirigi-me todo pomposo ao Instituto Calomeni para as aulas do curso primário vestindo o
    tal casaco. Transcorrida 1 hora, as nuvens se foram e um sol inclemente se apresentou; o constrangimento pelo "bullying" me acompanha até hoje!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que voltou a comentar o blog, Tio! Adoro quando vc escreve por aqui porque sempre acrescenta uma informação interessante. Por falar nisso, não tem foto desse momento mini Marlon Brando, não? Se não tem vou arrumar uma jaqueta pra vc tirar uma foto com minha moto enquanto ainda faz frio em SP. Aí vai ficar bonitão e ninguém mais vai ter coragem de tirar sarro. Kkkk! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma Schott A-2SM Flight Jacket, réplica das jaquetas que foram padronizadas em 1931 e fornecidas ao Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos (precussor da Força Aérea dos EUA) até o final da Segunda Guerra Mundial. Era a jaqueta oficial dos pilotos americanos e a mais famosa, sendo um item considerado obrigatório por todos os tripulantes de aviões militares na época. A minha jaqueta foi feita especialmente para a World Warbird Association, de onde sou um Wing Commander. Uso normalmente na primavera e no outono, nos meus passeios curtos de Harley.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Wilson! Então você é um feliz proprietário de um ícone. Será que não quer incluir a sua nesta galeria que montei no blog? Manda sua foto!!!! E os preparativos da sua viagem, como estão?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search