28 de dezembro de 2015

Maria Escaleira - restaurante polonês





Apesar de gostarmos muito de cozinhar, também gostamos de comer em bons restaurantes. É, acho que gostamos, mesmo, é de comer...

Armados do Dois-por-Um, livro de cupons de descontos maravilhoso de nossa amiga Rita Grimm  resolvemos tentar um restaurante polonês (eles se auto-intitulam o único de Sampa) na Mourato Coelho, em Pinheiros.

Chama-se Maria Escaleira. A comida - e as vodkas - são típicas polonesas, além de alguns pratos compartilhados com outros países da região, como o strogonoff e os varenikes, que eles chamam de piroijke.

Foi uma surpresa agradabilíssima.



Comida genial, belíssima decoração, serviço honestíssimo (isto é difícil hoje em dia e só será solucionado quando a engenharia genética avançar mais*), preço justíssimo, porções pra sair sem fome. E toca jazz de alta qualidade o tempo todo (tocou até Django Reinhardt), em volume baixo, sem atrapalhar a conversa.



O dono - que é polonês e fala pouco português - deve gostar muito de Jazz, já que oferece, sem couvert artístico, jazz ao vivo às 6as e sábados a partir das 20:30 h.

Pedimos uma entrada de bolinhos fritos de batata acompanhados e um molho de pimenta agridoce, mais doce do que agri, deliciosos.

A Jackie pediu strogonoff (salvo engano, seu prato preferido) e eu fui no piroijkes de espinafre. A comida é saborosíssima, com tempero bem caprichado e sem medo de ser feliz. A massa do piroijke estava al dente, realmente excelente.



Devido ao meu veganismo, não provei do strogonoff, mas provei um dos melhores purês de batata de minha vida, puxado no azeite de gergelim e com muitas sementes dele, fantástico. Também provei uma espécie de cole slaw que o acompanha, menos doce que o americano.



Experimentamos, também, as sobremesas, que não são feitas lá. A Jackie pediu um bolo de chocolate, parecido com o Devil's Food Cake, só que mais seco, e eu fui de creme de cupuaçu. Ambos geniais.

O café é da Illy, muito, muito bem tirado.

Recomendamos muito o restaurante. Fica na Mourato Coelho, 53, (11) 2364-9913. Site: http://www.mariaescaleira.com.br/

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search