13 de fevereiro de 2015

Conciergerie e chuva

A chuva voltou a Paris após dar trégua por uns 12 dias. Nada a reclamar, claro. Tivemos tempo ótimo por bastante tempo, até mesmo atípico para o inverno daqui. Sem contar que precisava, mesmo, chover. O ar aqui é bem poluído e a chuva o limpou.

Hoje fomos à Conciergerie. Foi o primeiro palácio real da França, tendo sido construído no século VI (sim, isto mesmo...). No século XII, o rei resolveu mudar-se de lá, mas deixou o seu Conselho Real operando lá. Sem contar que construiu aquela que, talvez, seja a mais bela catedral da França, a Saint-Chapelle, para guardar a a relíquia da coroa de JC.

Depois, virou prisão. E o nome Concierge pode ter várias traduções em Português: zelador, carcereiro, etc. O Concierge era o cara que tomava conta do local, nomeado pelo Rei, daí o nome do prédio.

O período mais famoso do prédio foi, sem dúvida, o da Revolução Francesa. Normalmente, os condenados passavam somente sua última noite lá, vindos de outras prisões. Exceção foi Maria Antonieta, que lá ficou 76 dias até sua execução.

Além das diversas peças históricas preservadas, há o Grande Salon des Gens d'Armes, os militares, que ali ficavam, à espera de ordens do Rei. A foto taí abaixo.
Lista de 2780 guilhotinados que, segundo eles, é uma lista bem precisa...
Diversos nomes e profissões dos executados

O salão é enorme, medindo quase 60 m x 30 m.



  1. Mto legal o blog e todas as dicas sobre viagem! Vou conhecer a Europa em maio e passarei pela França. Vi que o seguro viagem é obrigatório e eu ainda ñ contratei. Alguém me indica uma boa empresa? Bjs, Ana Clara.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search