1 de agosto de 2013

Gasolina

Chamar de gasolina o combustível que colocamos em nossos veículos é apenas uma convenção linguísitca - o combustível que utilizamos há muito deixou de ser a verdadeira gasolina, strito senso.


Fora os aditivos, há o álcool, em grandes proporções, algo em torno de 25% em volume, o que é bastante significativo.

Particularmente, acredito que temos que nos adaptar a isto. O álcool é um bom combustível, aumenta a octanagem, evita detonações, é menos (será?) agressivo ao meio ambiente. Entretanto, ele evapora menos que uma gasolina pura, e isto afeta o desempenho dos motores a explosão de maneira bem significativa.

Sei disto porque tenho uma Sportster 2006, última das caburadas.

Recentemente, esfriou bastante em Sampa, coisa que não acontecia já há alguns anos. E a "bicheira" sentiu estes efeitos. Começou a pipocar em retas (Marginais), em velocidade constante, e estava com dificuldades em sair da imobilidade. Sintomas de mistura pobre e/ou gasolina que não vaporiza direito.

Há duas semanas resolvi parar de usar a Pódium e passei a utilizar a Supra, pra ver o que acontecia. Resultado: melhorou muito! Hehehe! A princípio, achei que fosse apenas impressão, mas, agora, acredito que seja mesmo um fato.

Minha moto está há 90.000 km com motor convertido pra 1200 cc e com taxa de compressão de 10:1. A Pódium era a gasolina mais indicada - principalmente se o motor fosse injetado, o que não é o caso.


Com o frio, o Mikuni 42 sentiu bastante a mudança de temperatura. E, com a mudança para a Supra, melhorou muito. Talvez seja porque a Pódium deve (chute meu) ser menos volátil, o que dificulta sua evaporação.

O sítio da Petrobrás não faz qualquer referência a esta diferença. Mas conheci um engenheiro químico de lá, já aposentado, que disse que, sim, havia estas diferenças de volatilidade entre a Pódium e as outras. Ele também disse que era a gasolina que mais mantinha o motor limpo (o Dotz, da Ride 'n Roll, confirmou isto ao abrir o carburador da moto) e que também não gelificava no tanque.

Esta é uma descrição básica da Pódium, encontrável no sítio da Petrobrás.

Aqui, um FAQ da Pódium.

E aqui um FAQ das diferentes gasolinas da empresa.

Antes que alguém pergunte, eu colocaria qualquer outra marca de aditivada, mas continuo fiel ao posto onde coloco a Pódium.

Notei, também, uma outra vantagem - pelo menos nas 4 enchidas de tanque após a mudança - da Supra, para o meu caso: consumo melhor. Melhorou uns 8%, o que é significativo.

Nada do que escrevi aqui é totalmente científico, mas, se alguém tem o mesmo problema com o tempo frio, faça a mudança pra ver o que acontece. E, depois, comente aqui.




Siga no twitter: @subanagarupa | Curta no Facebook: Suba na Garupa!



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search