2 de novembro de 2011

A história do Trem Vermelho






No próximo dia 12 de novembro sairá um novo Trem Vermelho com destino ao hemocentro de Sorocaba. O grupo se reunirá no 1º Posto Graal da Rod. Castelo Branco a partir das 8 da manhã e a saída está marcada para as 8:45h.

Desta vez os patches para os doadores de sangue serão patrocinados pela Ride'n'Roll Garage (Dotz, Arthur e Jaime) e o Posto Graal garantirá espaço reservado para o estacionamento das motos.

Compareçam!

__________________________________________________________________


O idealizador do projeto é o motociclista Rogério Strufaldi Júnior e o texto abaixo, escrito por ele, explica bem os objetivos da ação.

"A história do Trem Vermelho começou depois de perceber que eu precisava resolver um problema histórico na minha vida, que foi passar muito tempo tendo a informação de que eu havia contraído Hepatite e que por essa razão, não poderia doar sangue e o pior, sabendo que o meu sangue é O-.

Um dia do nada, resolvi tirar essa informação a limpo e fiz os exames laboratoriais específicos e ficou constado que não havia impedimento para doações.

Ao mesmo tempo, eu já havia comprado a Anna Held (HD FXD) e também já estava frequentando o FHD.

Lá no FHD vi algumas ações humanitárias e a partir dai, pela inspiração recebida, me ocorreu montar o que hoje chamamos de TREM VERMELHO. Trem, porque é assim que os frequentadores chamam o agrupamento de motos em viagem. E claro, Vermelho, por fazer alusão à cor do Sangue.

Conversando com alguns amigos foristas, nesse caso O Jakett de Campinas, ele bolou o logo. Após isso, pedi autorização do Artur (Porcão) para colocar a sigla FHD na logo.

Nessa época (2009), montamos 2 Trens Vermelhos e em ambos os casos, doamos no Dante Pazzanese. No terceiro doamos no Banco de Sangue paulista, mas ainda não havíamos produzido os patchs.  

Após isso, eu tive dificuldades pessoais que me obrigaram ao um breve afastamento o FHD, não podendo organizar outros Trens Vermelhos.

Agora em 2011, podendo reorganizar a minha vida retomei essa atividade e assumindo os custos relativos à confecção dos Patch. A ideia é entregando os patchs aos doadores darei um pouco mais de motivação além do prazer que se sente ao realizarmos a doação de nosso sangue para quem precisa, e mais, posso imaginar que estou compensando os muito litros de sangue que não doei.

Hoje a premissa do evento Trem Vermelho é reunir pessoas com o fim de doar sangue, não importando cor, credo, clube de futebol, carro, moto (modelo e/ou marca). Ele será sempre o maior exemplo de democracia em atividade.

Temos um caso que nos orgulha muito, apesar da tristeza do fato, pois, um amigo do Rio de Janeiro, sofreu um grave acidente do moto e os amigos cariocas foram doar. Por solidariedade disse da minha dificuldade de doar no RJ, no entanto, enviaria os patchs para os doadores. A ideia foi aceita e recentemente, no TWB, encaminhei para o Fernando, através do amigo FiIl os patchs. Dessa forma, temos um Trem Vermelho Carioca.

Até agora, tenho registrado o total de quase 10 litros (20 pessoas x 450 ml) de sangue doados e vamos subir esse número organizando os Trens mensalmente."





Siga o Suba na Garupa! no twitter: @subanagarupa

Curta o Suba na Garupa no Facebook: Suba na Garupa!



  1. Excelente iniciativa, de grande mérito humanitário. Eu estou impedido de doar sangue até Dezembro de 2012, por ter passado mais de 90 dias na Venezuela em 2005. Mas, assim que passar o tempo de quarentena, voltarei a doar.

    ResponderExcluir
  2. Cara Jacqueline.

    Muito obrigado pela publicação sobre o Trem Vermelho. Como você já soube, hoje em Sorocaba, tivemos a presença do Moyses representando os Advogados Motociclistas.
    Obrigado de coração.

    ResponderExcluir
  3. ola
    bem legal o blog, em 06.11.2012, estou indo para os EUA de motocicleta, partindo de Guarulhos/SP, gostaria de saber se posso contar com algumas dicas de vcs. Também gostaria de pedir a autorização de vcs e relacionar seu blog em meu blog, segue o endereço: http://expedicaopelaamericalatina.blogspot.com/
    saudações

    Marcelo Santos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcelo!
    Claro que pode contar conosco para o que precisar. Também pode, claro, citar o link em seu blog. Andei lendo e é muito bacana. Você já fez viagens muito legais. Parabéns!
    Mande seu roteiro para o email jacqueline@subanagarupa.com.
    Abs,
    Jacqueline

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search