31 de agosto de 2011

O Guia (também conhecido por Oráculo!)

O Guia (também conhecido por Oráculo!)

Durante a viagem que fizemos no ano passado pela Rota 66 e Sudoeste americano falamos várias vezes sobre o quanto o guia que levamos nos ajudou a tornar a nossa estadia inesquecível.

Depois disto, muitas pessoas me mandaram email perguntando sobre o que chamamos de "O Guia" ou o "Oráculo" e, por esta razão, vou escrever um pouquinho sobre como e porquê ele nos ajudou.

Em primeiro lugar, vale esclarecer que "O Guia" é o "Let's Go Roadtripping USA: The Student Travel Guide". Nele estão mapeadas 8 rodovias norte-americanas, seus atrativos e acomodações. Se você ficou interessado pode comprá-lo aqui ou na livraria que você quiser, claro! Ah! Existem guias Let's Go para diversos outros destinos, viu?


Vale esclarecer que este não é um guia comum. Prova disto é que ele não o levará a conhecer os pontos turísticos "clássicos" de cada lugar ou o restaurante da moda, que fique claro. O objetivo deste guia é ajudar o viajante a encontrar locais que não são normalmente visitados por turistas e que estão às margens das tais 8 rodovias americanas. Claro que são citados os pontos turísticos relevantes e bem conhecidos, mas a importância não é dada a eles, ok? Talvez estejam lá só pra constar...

Foi com a ajuda do nosso "Oráculo" que conseguimos, por exemplo, nos hospedar nos motéis da Rota 66. Alguns deles funcionam desde a década de 30/40 e, sem qualquer dúvida, fizeram nossa viagem ficar ainda mais especial. Juro! Nas ocasiões em que tivemos que nos hospedar em hotéis "normais" faltou o encanto da hospedagem de cinema, sabe?

Mas não vou aqui discutir qual é o tipo de viagem mais legal ou divertida. Cada um sabe de si e sobre o quê está buscando no momento em que deixa a sua casa e vai se aventurar por algum outro lugar.

Mas se seu objetivo é conhecer os pontos turísticos por excelência o "O Guia" pouco ou nada poderá ajudá-lo. Para isto existem outros caminhos, como os tradicionais guias (o da Folha é bem bacana) ou ótimos blogs de viagem na internet, por exemplo.

O Carlão e eu preferimos fazer outras coisas e, viajando de moto, temos pouco tempo para explorar as cidades pelas quais passamos durante o trajeto. Com isto em mente, sempre vamos preferir visitar um restaurante frequentado pelos moradores da cidade a ir num outro todo ajeitadinho pro turista.

O que quero é esclarecer que este é um guia diferente (nem fotos ele tem!) e recomendado para aqueles que querem uma viagem aproveitando o que a estrada tem a oferecer. Para os que querem viajar de moto ou de carro é perfeito, desde que o objetivo, repito, seja curtir a estrada, o caminho em si, e não apenas o destino final.

Muitas vezes escuto relatos de outros viajantes e percebo que a estrada é vista apenas como o meio para se chegar a um determinado lugar. Penso que este tipo de viagem pode ser feito utilizando-se de qualquer meio de transporte. Se a intenção é "chegar" tanto faz usar um carro, uma moto, um avião, um trem, um barco, uma carroça ou seja lá o que for. Aliás, se o que se quer é chegar a uma determinada cidade penso que o percurso deve ser feito da forma mais rápida e confortável possível para que se possa aproveitar integralmente o destino escolhido.

E viagens de moto sem qualquer estrutura de apoio, como as que fazemos, não são lá um exemplo de viagem superconfortável, vamos ser sinceros. Mas, para nós, é o caminho que encanta e, por isso, sempre tenho a atenção voltada para o que o caminho pode oferecer, seja uma parada num posto de gasolina com um bate-papo com um morador ou um lindo restaurante no meio do nada como o que encontramos em Grants, no Novo México (e esse nem estava no "O Guia"! Hehehe!).

É isso!

Siga o Suba na Garupa! no twitter: @subanagarupa

Curta o Suba na Garupa no Facebook: Suba na Garupa!



  1. É Jacque, quando se vive numa correria, dia após dia... Nada melhor do que uma viagem de moto onde o desconhecido e o mistério dão um novo sentido à vida.
    E que venha o Canadá...

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search