9 de agosto de 2011

Form follows function

A expressão idiomática acima é norte-americana. Numa tradução livre, poderíamos dizer que a forma é escrava da função.

No caso, ao contrário da moda e de acordo com a expressão, uma calça confortável é preferível a outra extremamente justa, mas que poderia ficar mais bonita.

Até que ficou estilosa, né?

Há exemplos clássicos em que a função ditou a forma com tal elegância que viraram clássicos. O Jaguar E-Type, por exemplo. A aerodinâmica eficiente era ponto primordial do projeto. A beleza resultante da aerodinâmica refinada é estonteante, até hoje.

Com os pés no chão, e voltando-me para minha moto, não tive opção. Gosto do estilo cafe racer. Moto limpa (cafe racer = naked, para os mais novos), tudo com finalidades bem definidas e basicamente uma utilitária.

Moto de cidade precisa ser estreita, torque em qualquer rotação sem pedir troca de marcha quando você menos pode preocupar-se com isto, ágil (para os seus 260 kg, claro), econômica (é, faz 17 km/l na cidade), freios bons (discos flutuantes e pastilhas sinterizadas).

Devido às circunstâncias, acabei colocando dois alforjes laterais e a bixeira acabou ficando com cara de cruiser... As bolsas são necessárias, tanto pra levar coisas pro trabalho quanto pro clube, o qual freqüento quase todos os dias após o trampo.

São da Saddlemen e possuem reentrância para encaixar os amortecedores. Vêm com um excelente kit de montagem e de relocação de piscas (que ficaram muito melhores na placa do que no local original). Capacidade de 12 litros cada, cabe tudo que preciso durante o dia e parei de amarrar um monte de coisas com aranhas no bagageiro da moto.

Agora posso dizer que tenho uma café cruiser, ok?

O tamanho é excelente, cada uma leva 12 litros
E combinou com o bagageiro sobre o para-lama
Os piscas tivera que ser relocados. O kit de
 relocação vem junto com os alforjes.

  1. Gostei. Ficou num estilo bem leve e, sem dúvida, funcional.

    ResponderExcluir
  2. Grande Wilson!

    Pois é, também achei que não tirou muito do estilo limpo que eu gosto...

    []s

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search