9 de agosto de 2011

Form follows function

A expressão idiomática acima é norte-americana. Numa tradução livre, poderíamos dizer que a forma é escrava da função.

No caso, ao contrário da moda e de acordo com a expressão, uma calça confortável é preferível a outra extremamente justa, mas que poderia ficar mais bonita.

Até que ficou estilosa, né?

Há exemplos clássicos em que a função ditou a forma com tal elegância que viraram clássicos. O Jaguar E-Type, por exemplo. A aerodinâmica eficiente era ponto primordial do projeto. A beleza resultante da aerodinâmica refinada é estonteante, até hoje.

Com os pés no chão, e voltando-me para minha moto, não tive opção. Gosto do estilo cafe racer. Moto limpa (cafe racer = naked, para os mais novos), tudo com finalidades bem definidas e basicamente uma utilitária.

Moto de cidade precisa ser estreita, torque em qualquer rotação sem pedir troca de marcha quando você menos pode preocupar-se com isto, ágil (para os seus 260 kg, claro), econômica (é, faz 17 km/l na cidade), freios bons (discos flutuantes e pastilhas sinterizadas).

Devido às circunstâncias, acabei colocando dois alforjes laterais e a bixeira acabou ficando com cara de cruiser... As bolsas são necessárias, tanto pra levar coisas pro trabalho quanto pro clube, o qual freqüento quase todos os dias após o trampo.

São da Saddlemen e possuem reentrância para encaixar os amortecedores. Vêm com um excelente kit de montagem e de relocação de piscas (que ficaram muito melhores na placa do que no local original). Capacidade de 12 litros cada, cabe tudo que preciso durante o dia e parei de amarrar um monte de coisas com aranhas no bagageiro da moto.

Agora posso dizer que tenho uma café cruiser, ok?

O tamanho é excelente, cada uma leva 12 litros
E combinou com o bagageiro sobre o para-lama
Os piscas tivera que ser relocados. O kit de
 relocação vem junto com os alforjes.

2 comentários:

  1. Gostei. Ficou num estilo bem leve e, sem dúvida, funcional.

    ResponderExcluir
  2. Grande Wilson!

    Pois é, também achei que não tirou muito do estilo limpo que eu gosto...

    []s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...